terça-feira, 12 de outubro de 2010

Vamos aprender: Código Internacional de Sinais (CIS).

Batalha de La Trafalgar. Repare detalhe das Bandeiras
O Código Internacional de Sinais ou código de Bandeiras, utiliza uma “linguagem” compreencível e entendivel por todos, e é de fundamental importância para a segurança de todos que vão ao mar.
Até o sec. XVI a sinalização entre navios era feita içando as velas em determinadas posições ou disparando canhões. Sabemos que Vasco da Gama sinalizava da seguinte forma: Um sinal de fogo era ordem de continuar, dois de virar, três de içar a vela moneta (acrescento cozido na esteira dos papa-figos) e quatro para amainar.
Durante os sec. XVI e XVII os Ingleses e Holandeses hasteavam uma bandeira vermelha para sinalizar o inicio de um combate e uma preta para sinalizar o seu fim.
Desde o principio de sec. XVIII varios códigos de comunicação naval tem sido elaborados e largamente difundidos na Marinha Mundial, como o do Amirante Inglês Richard Howe em 1777.
Um outro Almirante Inglês, Sir Home Popham, aperfeiçoou um alfabeto de bandeiras, mais só em 1817 o código de sinais do Comandante Frederick Marryat teve aceitação Internacional, com bandeiras representando numeros de 0 a 9, uma bandeira de “Rendez-vous”, outra “Telegrafica”, a “Union Jack”, quatro substitutas e uma “Numerica”. Cada sinal não tinha mais do que quatro bandeiras que dependendo de suas combinações totalizavam 9000 sinais conhecidos.
Outros códigos diferentes foram publicados como o Dinamarques (Rhode), um americano (Rodgers) e um Frances (Reynold).
De uma revisão em 1961 resultou o código atual, que tinha sido concebido em 1855 e publicado na Inglaterra em 1857, tendo sido editado pela última vez em 1988 pela IMO (International Maritime Organization).
O C.I.S. é composto por 26 bandeiras alfabeticas, 10 numericas, três substitutas e um garlhadete de código ou reconhecimento. Todas as bandeiras alfabeticas, exeto a letra “R”, siguinificam uma mensagem distinta. Pode-se combinar umas com as outras sendo lidas do topo para a base. As bandeiras foram concebidas de modo a serem reconhecidas mesmo estando parcilmente cobertas.
Descreve-se aqui um pequeno resumo com o objetivo de conhecer a importancia deste meio de comunicação entre navios. A frente de cada bandeira é indicada a soletração fonetica (código fonetico internacional) e alfabeto CW (código morse) usados nas comunicações via rário.






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