quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Nossa Historia, nosso legado...

Foto tirada na frente do prédio da Prefeitura Municipal de Cametá antes do desfile de 7 de Setembro de 1969.



Resumo Histórico do Movimento Escoteiro em Cametá.



O Movimento Escoteiro em Cametá teve origem na quadra de chão do Tiro de guerra (TG 08-001), na antiga Praça Deodoro da Fonseca, hoje Jardim dos Artistas, a onde eram realizados os treinos das diversas equipes de Vôlei que existiam naquela época, inclusive a equipe do TG. Durante os treinos, muitos garotos vinham para assistir, e quando possível, jogar com os adultos que ali estavam quase que diariamente.

O Sargento do Tiro de Guerra naquela época, Sr°  Regnault Santana Pereira (Sgt° Rêno), homem viajado, muito em função de seu ofício como Militar, havia em muitas de suas andanças, entrado em contato com Grupos Escoteiros que funcionavam em Unidades Militares do Exercito Brasileiro, inclusive em Belém do Pará, de onde um pouco depois veio o apoio técnico necessário a implementação do Movimento em Cametá. Na ocasião de uma reunião organizada pelo Sgt° Rêno, os Senhores Benedito Sousa (Chefe Juba), Ney Nelson Parijós, Ruy Parijós, Durães Pereira, Francisco Pereira Camarinha, Raimundo Pontes Medeiros, Padre Henrique Bol, Wilson Sampaio, Adilson Nogueira, Alberto Moía Mocbel e José Waldoly Valente, que eram membros das equipes de vôlei, ouviram do Sgt° Rêno uma palestra informativa sobre o que era e como funcionava um Grupo Escoteiro. Esclarecidos, poram-se a trabalhar, para iniciarem as atividades do futuro Grupo Escoteiro, o qual deveria se chamar GRUPO ESCOTEIRO DUQUE DE CAXIAS.

Em Julho de 1969 lançaram convite aos garotos para participarem do Grupo Escoteiro, o qual deveria desfilar no dia 07 de Setembro desse mesmo ano. Com a transferência do Sgt° Rêno, Assume a direção do Grupo o Sr° Benedito Souza.

Depois de um período de interrupção em suas atividades, em 21 de Março de 1988, reuniram-se os Senhores Ney Nelson de Parijós, Benedito Sousa, Augusto Pantoja Gomes, Benedito Chávez Pompeu, Sgt° Flodoaldo Moreira dos Santos, Adilson José Alvez Nogueira, José Waldoly Figueira Valente, Ruy Nelson de Parijós, Osvaldo Durães Pereira, Raimundo Nonato Gaia Peres, Jair Tavares Gomes, Nerino Viana de Medeiros (Chefe Neron Boot), João dos Santos Teles e José de Souza Furtado Filho, com a finalidade de reorganizar, reestruturar e reiniciar as atividades do antigo Grupo Escoteiro Duque de Caxias. As 16h00min do dia 9 de Abril deste Mesmo ano tiveram reinicio as suas atividades, na antiga sede do "Clube dos Funcionários Públicos Municipais de Cametá". Em 1 de Maio de 1988, devido já existir outro Grupo Escoteiro com a mesma denominação "Duque de Caxias" na Região Escoteira do Pará, por sugestão do Sr Ney Nelson de Parijós, então Diretor Presidente do Grupo, o mesmo passou a ser chamar: GRUPO ESCOTEIRO VITÓRIA RÉGIA, o "GEVIR", 041º/PA.

Hoje o Grupo continua funcionando na sede do Tiro de Guerra, sempre contando com o apoio dos Instrutores designados para esse TG, e de muitas outras pessoas, sejam elas antigos membros (muitos deles Escotistas e Dirigentes do Grupo atualmente), amigos, simpatizantes, pais, mestres, Poder Público e Iniciativa Privada. Estima-se que já tenham passado pelo Movimento Escoteiro em Cametá, mais de 5.000 pessoas, durante esse mais de 42 anos de Movimento Escoteiro em nossa Cidade e 22 anos do Grupo Escoteiro Vitória Régia.

Por: José Vicente Caldas Soares - Diretor Presidente do GEVIR 041º/PA. (2010 - 2011)

8 comentários:

  1. Muito bom saber a historia de Cameta.
    Meu avo materno foi o Sargento Reno Santana Pereira, sentimos muito orgulho de ouvir estorias a seu respeito.

    ResponderExcluir
  2. Muito da história do Movimento Escoteiro em Cametá ainda é desconhecida. Sabemos aquilo que nos contam os mais antigos Escoteiros, como o Chefe Juba, Chefe Nerino entre outros... Sei que grande parte da história do Grupo Escoteiro Duque de Caxias se encontra nos arquivos da 'Loja Maçônica Aurora Cametaense', pois foi apartir dela que surgiu o primeiro núcleo administrativo do Escotismo em Cametá na pessoa de Sr Nelson Parijos, eleito Diretor Presidente do Grupo e Grão Mestre da Loja naquela época.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz em encontrar e conhecer o passado de histórico de Cametá, essa cidade cujo passado rico parece perder-se no esquecimento. O tempo e o descaso de muitos a destruir as construções antigas me preocupam. É necessário registrar este passado histórico. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. Confesso: Fiquei bastante emocionado ao digitar no Google "Grupo de Escoteiro Vitória Régia de Cametá" e poder ter acesso a esse Blog que me encheu de saudade e orgulho ao poder ler um pouco da história de formação desse grupo de escoteiros, do qual fiz parte de lobinho a escoteiro. Tenho muito a agradecer ao chefes desse grupo de escoteiro, em especial ao chefe Juba, pois com esses chefes que aprendir a cultivar pela honra, lealdade e respeito para com o próximo. Nunca esqueço do tempo em que fui escoteiro. Na verdade, uma vez escoteiro, sempre escoteiro. Hoje, sou Oficial de nossa marinha brasileira. Apenas dois postos me separam do posto do comando de um navio e tenho a certeza, se continuar a zelar pelos princípios que aprendir com a vida escoteira, já me sinto Comandante bem antes de sair de minha terra natal, Cametá, para tentar ser o melhor e fazer o melhor de mim para que tenhamos uma excelente pátria. Que a todos que já são escoteiros que primam, que vistam suas fardar e tenha orgulho disso, pois isso é um privilégio de poucos, dos melhores! e Àqueles que ainda não o são que descubram o mais breve possível do que se trata e verão que ser o melhor é poder sentir-se sempre emotivo e Sempre Alerta!.

    KELSON WANZELER
    (kelsonwanzeler@.bol.com.br)

    ResponderExcluir
  5. Olá... estive fazendo uma busca pelo nome de meu tio-avô que ouvia dizer, chamar-se OSVALDO DURÃES, que era irmão de meu falecido avô, de nome LOURIVAL PEREIRA, pai do meu pai chamado ARY SOARES PEREIRA, que é Belenense e veio aqui pro RJ pra servir ao Corpo de Fuzileiros Navais; perdendo o contato e criando raízes por essas terras. Minha falecida avó era de Vigia de Nazaré e se chamava Catharina Soares, ela dizia que o meu tio-avô era de Cametá. Como disse inicialmente, estava fazendo uma pesquisa e fui direcionado para essa página, onde encontrei no 4º parágrafo o nome de OSVALDO DURÃES PEREIRA. Achei muita coincidência. Seria ele o tio do meu pai? Vocês tem como enviar informações e intermediar um contato? Desde já grato. A.S. Pereira / Rio de Janeiro. (haafajo@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Tenho muito orgulho de ter participado desse grande grupo. só nao participo mais por falta de tempo. Mais com a excelência desses chefes, pude aprender coisas que não aprenderia na escola. Ate hj me considero uma escoteira. Futuramente irei voltar pra ajudar o GEVIR a crescer mais ainda. SAPS, WERLLEM VALENTE!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde
    Sou o chefe Neto presidente do GEAr Aviadores 49Pa de Belém e faço uma pesquisa sobre o escotismo paraense. Gostaria de saber informaçõessobre o GE Duque de Caxias

    ResponderExcluir
  8. Ser escoteiro e a melhor coisa do mundo
    Lá aprendir a ser honrado,leal,cortês,disciplinado,a ser alegre e sorrir nas dificuldades só quem e um verdadeiro escoteiro sabe o que eu quiz dizer

    ResponderExcluir